Cooperativas


No final da década de 1980, agricultores e agricultoras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul começara a buscar a concretização de um sonho: uma produção agrícola em harmonia com a natureza e uma organização social que conduzisse a uma sociedade mais justa e fraterna.

O sonho do alimento limpo também era partilhado pelas pessoas da cidade, especialmente de Três Cachoeiras.

Buscando ligar as propriedades rurais já ecologizadas e esta cidade, diferentes estratégias foram experimentadas, mas a ideia que veio para ficar foi a organização de uma cooperativa de consumidores de produtos ecológicos. Assim, inspirada na pioneira Cooperativa Coolméia da capital do Rio Grande do Sul, a Coopet - Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras - foi criada em 1999.

A história continua e hoje consumidores de dois municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e um do Sul de Santa Catarina têm o privilégio de acessar alimentos sem agrotóxicos produzidos pela agricultura familiar através das Cooperativas de Consumidores do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.

Cada Cooperativa possui um Conselho Administrativo (seis membros) e Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes), renovados a cada dois anos.
Para se integrar a Cooperativa: Pagamento de cota-parte (em torno de R$80,00 = US$ 32,00). Ficha de inscrição aprovada pelo Conselho Administrativo

Preço final dos produtos: acréscimo médio de 50% para pagamento de custos operacionais - aluguel, funcionários, impostos, despesas de água, eletricidade, serviços de manutenção, embalagens, etc.

Abertas ao público em geral, cada cooperativa tem sua dinâmica de funcionamento, mas em geral, associados têm 10% de desconto.

A Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas - Econativa - , foi fundada em setembro de 2005, com a proposta de facilitar o acesso dos produtos ecológicos no mercado institucional.

Cooperativa Veja mais
Coopet - Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras
Ecotorres – Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres
Econativa -Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC
 

Artigos   

TRANSGÊNICOS E SEUS RISCOS: A CIÊNCIA A SERVIÇO DA INDÚSTRIA QUÍMICA

No decorrer do desenvolvimento capitalista, também a semente tornou-se uma mercadoria. Enquanto, historicamente, a semente foi para o agricultor apena...


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br