Cooperativas

Ecotorres – Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres



Estimulada pelas tendências mundiais de consumo de produtos ecológicos e pelas conseqüências nefastas do uso de produtos químicos nos alimentos, algumas lideranças locais e militantes ambientalistas urbanos, iniciaram a articulação de uma Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos em Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Ao contrário do que aconteceu no município vizinho de Três Cachoeiras, onde diversas alternativas de comercialização de alimentos ecológicos foram tentadas antes do êxito da Coopet, Torres já contou com a referência geograficamente próxima. Assim, professores e professoras, ambientalistas e outras pessoas envolvidas buscaram o apoio do Centro Ecológico e da pioneira Coopet.
A Ecotorres foi fundada em 17 de novembro de 1999 e tem hoje 85 sócios. Conta com um Conselho Administrativo, composto por 6 membros e Conselho fiscal, com três membros titulares e três suplentes. Os dois conselhos são renovados a cada dois anos.
Comercializa mais de cem produtos diferentes, oriundos de grupos e associações de agricultores ecologistas do estado do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, bem como de outras regiões do país.
Inaugurada em 2000, a loja já ocupou três diferentes pontos, mas sempre no centro da cidade. Em dezembro de 2006, a loja da EcoTorres fez parte da Casa da Economia Solidária, O objetivo deste espaço era dar visibilidade aos empreendimentos de economia solidária do do litoral norte do RS e Sul de SC, assim como de outras associações e grupos de outras regiões.
Hoje a cooperativa está em uma loja na rua Borges de Medeiros 400, no Centro de Torres e está identificada com a comercialização da polpa do Açaí da Mata Atlântica, um produto da biodiversidade regional, de grande importância para a conservação da floresta. A produção do açaí da palmeira juçara foi estimulado por um projeto desenvolvido pelo Centro Ecológico e ambientação do ponto de venda também.

 voltar

 

Artigos   

TRANSGÊNICOS E SEUS RISCOS: A CIÊNCIA A SERVIÇO DA INDÚSTRIA QUÍMICA

No decorrer do desenvolvimento capitalista, também a semente tornou-se uma mercadoria. Enquanto, historicamente, a semente foi para o agricultor apena...


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br