Notícias
 
( 05/10/2018 ) Semana da Ação Verde estimula cultura do compartilhamento
 

Em outubro, a região de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, faz parte de uma campanha da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN) pela cultura do compartilhamento. O tema escolhido pela centenária instituição ambientalista para a Semana da Ação Verde 2018 (GAW, na sigla em inglês) será a pauta de mini-palestras, oficinas, encontros, vídeos e mobilizações promovidos pelo Centro Ecológico e parceiros como Onda Verde e cooperativas de consumidores de Torres (Ecotorres) e Três Cachoeiras (Coopet).

Grupo de amigas recebeu a primeira mini-palestra
Em Torres, a primeira atividade foi no Espaço Cultural Ten Caten, no dia 4, quinta-feira, onde o grupo Sempre Vivas – de amigas que se reúnem há mais de 12 anos – recebeu a agrônoma Ana Luiza Meirelles.

Durante o encontro, as integrantes falaram sobre formas de compartilhamento e redução da pegada ambiental. "É uma oportunidade de refletir sobre o que significa a cultura de compartilhar e colaborar, para que todos tenham acesso sustentável a bens e serviços", resumiu Ana Luiza.

Estudantes refletem sobre compartilhamento

Na tarde do dia 8 de outubro, foi a vez de uma turma do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Quartiero, também em Torres, receber a apresentação da agrônoma.

Alunas e alunos entre 10 e 12 anos conversaram, assistiram e interpretaram a vídeos sobre a temática do compartilhamento. Falaram em solidariedade, ajuda mútua e partilha de lanches e roupas.


Agenda prevê revitalização de brinquedos e roupas

No próximo dia 10, quarta-feira, haverá o lançamento oficial da campanha, com o evento Diálogos, na Ecotorres, das 16 às 19h30. A cooperativa vai sediar quatro oficinas em dois sábados consecutivos: oficina de revitalização de brinquedos e Encontro de Nerds - no dia 13 -, e no dia 20 "Esse livro é meu, mas pode ser seu", para troca de livros e oficina de customização de roupas.

A agenda prevê ainda outras atividades, numa escola de Três Cachoeiras e numa de Torres, e na Semana da Alimentação de Dom Pedro de Alcântara.


A Green Action Week

Desenvolvida desde 2013 pela SSPN com organizações parceiras em dezenas de países, nesse ano a GAW está em 27 países por meio do trabalho de 50 organizações. Diferentemente das edições anteriores, que estimulavam o consumo de alimentos orgânicos, a GAW 2018 mudou o foco para a cultura do compartilhamento, onde o objetivo final, além da democratização do bem-viver, é a economia circular que reduza o impacto do consumo sobre o planeta.

Na página da GAW 2018 é possível assistir vídeos e saber mais sobre a proposta de construir uma sociedade mais colaborativa e menos consumista.

Green Action Weeek 2018



   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br