Notícias
 
( 19/12/2018 ) Litoral Norte ganha cem novos agricultores ecologistas em 2018
 

Mais 25 agricultores e agricultoras da região concluíram, na quarta-feira, 12, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte/RS, o Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica. Ministrado pela ONG de assessoria técnica Centro Ecológico, o curso capacita as famílias a produzir alimentos sem agrotóxicos.
 
Em 2018, um curso finalizado em maio capacitou 30 agricultores.  Outro, finalizado em junho, em Mampituba, formou 48. Assim, a região ganhou, em 2018, 103 famílias produtoras de alimentos ecológicos. Considerando somente a cultura da banana, esse número de famílias representa, a cada ano, aproximadamente menos 566,5 litros de agrotóxicos* no meio ambiente, com economia no uso de insumos e um mercado crescente para alimentos orgânicos.
 
O Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica é organizado em quatro módulos de oito horas cada, totalizando 32 horas. Um turno é em sala de aula, teórico, e outro, prático, com saídas a campo e preparo de biofertilizantes. A capacitação é uma exigência da Rede Ecovida de Agroecologia, da qual as famílias fazem parte por meio dos grupos associados ao Núcleo Litoral Solidário.  Desse último curso participaram agricultores de 13 grupos, dos municípios de Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Mampituba, Torres e Três Forquilhas.
 
Núcleo Litoral representa a Rede Ecovida na região
Articulada em 1998, a Rede Ecovida está presente nos três estados do Sul do Brasil por meio de seus núcleos. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o Núcleo Litoral Solidário, é formado por grupos de agricultura ecológica, feiras, cooperativas de consumidores, de produtores, uma agroindústria e duas ONGs de assessoria técnica. Uma das conquistas da Rede é um sistema participativo de certificação para os alimentos orgânicos produzidos por seus membros. Esse sistema é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
* Cálculo feito com base em números fornecidos pelo escritório de Três Cachoeiras da Emater: propriedades de 4 hectares que usam em torno de 5,5 litros de agrotóxicos por ano.
 
 





   
 

Cursos



 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br