Notícias
 
( 22/09/2006 ) Encontro na Vila Broca encerra Projeto Biodiversidade do Peti Mampituba (RS)
 

Com pouco mais de 3.000 habitantes, o município de Mampituba, na divisa entre o RS e SC, apresenta um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano(IDH) do estado. O cultivo do fumo, da banana e do arroz, são as principais atividades econômicas, nas quais crianças e adolescentes trabalhavam com os pais em pequenas propriedades familiares (no caso da banana e do fumo) ou ainda como ajudantes dos pais empregados lavouras maiores ( no caso do arroz).
Em junho de 2004, o município passou a integrar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ( Peti )do governo federal. E em setembro de 2005, convidado pela vereadora Ana Moro, o Centro Ecológico começou a implementar o Projeto resgate e valorização da biodiversidade em agroecossistemas locais com o apoio da ong Kerkinactie da Holanda. A equipe técnica do núcleo litoral norte realizou palestras de sensibilização, oficinas de sementes e encontros sobre o tema.
A partir de então, alunos, alunas, professoras, merendeiras, pais e mães, começaram uma viagem no tempo. Buscando o conhecimento de seus pais e avós, sobre as sementes, tubérculos, plantas medicinais e receitas que já estavam se perdendo, foi iniciado um processo de valorização do ambiente, da vida e da cultura local.
Para o encerramento deste trabalho, a professora monitora do Peti Mampituba – Teresinha Boff Ribeiro, organizou um Encontro da Biodiversidade na Vila Broca, na tarde de 21 de setembro de 2006. A programação incluiu a apresentação de uma versão própria da peça Nina e os Passarinhos (baseado na história do mesmo nome, escrito pela pedagoga Adriane Lipert Bitencourt - aborda o impacto do desmatamento e da perda da biodiversidade na qualidade de vida das pessoas) e um lanche da biodiversidade, com pães, bolos, chimias e sucos feitos a partir de elementos da região e de receitas bem antigas, daquelas passadas de mãe para filha. O Encontro da Biodiversidade na Vila Broca marcou o término de um projeto, mas talvez seja o início do despertar de uma nova consciência para a comunidade da Vila Broca.
A Emater Mampituba e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – que doou mudas de árvores nativas - também estavam presentes.

Depoimentos
Saíamos pelos matos para ver os tipos de plantas, tipos de folhas. Isso ajuda eles a perceber, a valorizar, aí foi despertando a curiosidade: que tipo de sementes costumavam guardar? Que tipos de sementes costumavam trocar? Nas reuniões com os pais eles ficavam curiosos. Tanto que está escrito nos vidros do Banco de Sementes o nome de quem doou, então eles gostavam de ver isso. Fizemos também o abecedário das plantas, e todo dia está aumentando a lista. De vez em quando ainda aparece alguma sementes. Teresinha Boff Ribeiro – professora monitora do Peti Mampituba

Achei legal o teatro porque fala do meio ambiente, da vida dos animais e das plantas. Camila dos santos, 11 anos, aluna da 6ª série.

O projeto ajuda as pessoas a não desmatar e a plantar árvores. Marjorie Broca. 11 anos, aluna da 6ª série.

Só sei estas receitas antigas. O pão de panela leva batata cará e milho – que eu não tinha mais, mas agora vou plantar. Vai em cima do fogão ( de lenha), com cinza, brasa e tapa com uma folha de banana. Eva Duarte da Silva, mãe de uma aluna do Peti, que levou rosca de polvilho e pão de panela para o encontro.

Receitas da Biodiversidade
A professora Teresinha agora vai organizar um caderno de receitas. No encontro, as mães levaram os alimentos com suas respectivas receitas.
Estas são algumas das que estavam lá:
Rosca de polvilho
Chimia de banana
Chimia de mamão verde
Paçoca de amendoim
Pão de panela ( de batata cará com milho)
Pão de banana
Bolo de banana
Pão colorido
Pudim de aipim
Cuscuz
Bolo de milho
Bolo de cenoura
Suco de açaí com banana e limão
Suco de limão
Suco de maracujá

Receita de Pudim de Aipim
1 prato de aipim ralado
1 e ½ xícara de açúcar
3 ovos
Meio litro de leite
Bater no liquidificador e colocar numa forma caramelizada para assar.


   
 

Cursos

6/8
Oficina sobre BOAS PRÁTICAS para Preparo de Produtos para Comercialização
12/8
Curso PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AGRICULTURA ECOLÓGICA


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br