Notícias
 
( 15/03/2017 ) Núcleo Litoral Solidário se prepara para 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida
 

A pouco mais de um mês do 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, o Núcleo Litoral Solidário, formado por famílias, grupos, cooperativas e agroindústrias ecológicas de dez municípios do Litoral Norte, reuniu-se no dia 14 de março de 2017 no Salão Comunitário de Raposa, em Três Cachoeiras, para, entre outros assuntos, deliberar sobre a participação no evento dias 21, 22 e 23 de abril em Erechim. Realizados de dois em dois anos em diferentes cidades dos três estados do Sul, os encontros têm uma programação voltada para as famílias agricultoras, consumidores e técnicos, organizados nos 28 núcleos que integram a Rede no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Neste ano, de acordo com o técnico Cristiano Motter do Centro Ecológico, a programação prevê 28 oficinas, entre elas, cromatografia, preenchimento de documentação de plano de manejo e insumos orgânicos. Seis seminários, sobre temas de amplo interesse, a feira de Saberes e Sabores, entre outras atividades. A alimentação será orgânica e preparada por cozinheiros do Slow Food Brasil. São pessoas altamente qualificadas, que fizeram uma lista dos alimentos, e a estimativa de consumo da banana (que será fornecida pelo núcleo) é de 1.500 quilos, explicou o técnico.

Cristiano esclareceu que, assim como nas edições anteriores, os participantes não terão custos, com exceção do transporte, que será viabilizado com recursos próprios e apoio do Núcleo. Por isso, ficou definida uma contribuição por família, além da doação da banana. São 44 vagas disponíveis, com inscrições até o dia 25 de março, sendo que algumas já foram definidas durante a plenária.

Jovem agricultor destaca momento de formação

Para Ezequiel Martins, da Associação dos Colonos Ecologistas da região de Torres (Acert) de Três Passos, o espaço de formação e o debate na parte da manhã, quando foram levantadas diversas dúvidas e construídos os consensos, foram a parte mais importante da reunião. Tem sido um espaço rico pela manhã, pra tratar sobre questões que envolvem a formação dos grupos e das famílias. Ezequiel destacou alguns pontos debatidos, como a importância dos planos de manejo, do caderno de campo e documentação.

Grupos que receberão as visitas de conformidade orgânica entre abril e maio

O comitê de conformidade orgânica visitará, nos meses de abril e maio, os grupos Vale do Maquiné, Acert Três Passos, Costa Verde, Boa União, Taió, Bons Ventos e Alto Alegre. Essa visita, feita por três membros do comitê de ética do núcleo, é uma das exigências legais para a certificação orgânica.


Colaborou: Carla Dornelles


   
 

Cursos

22/5
Assembleia da Rede Latino-americana da Terra do Futuro


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br