Notícias
 
( 14/04/2017 ) Rede Ecovida divulga lista de orientações aos participantes do Encontro Ampliado
 


A caneca do 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida, em fibra de coco

A Comissão Organizadora do 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia encaminhou aos núcleos uma lista de informações para orientar os participantes sobre inscrições, alimentação, mística de abertura, oficinas, seminários, Feira de Sabores e Saberes, alojamento, encontrinho das crianças e deslocamentos, nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2017, no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim.

De acordo com o documento, ainda nos ônibus, um responsável deverá preencher a lista de inscrição com nome, CPF e RG dos participantes. Na chegada, um membro da comissão organizadora recepcionará as caravanas, encaminhará o (a) coordenador (a) para a primeira etapa de inscrições, baseada na lista previamente organizada no ônibus. À coordenadora ou coordenador serão entregues os materiais do encontro: caneca de fibra de coco, jornal da programação, mapa e tickets alimentação. Cada participante terá cinco tickets, para os três almoços e duas jantas com ingredientes agroecológicos preparados pelos chefs do Movimento Slow Food. Os lanches e cafés não precisam de tickets. Em caso de perda, os tickets não poderão ser substituídos e cada um e cada uma deve levar seus próprios talheres, prato e sacola.

Para os seminários e oficinas, as inscrições deverão ser feitas individualmente, junto à recepção do evento, até às 12 horas do dia 21. Seminários e oficinas têm número limitado de vagas e serão realizados em lugares diferentes, por isso a comissão recomenda escolher com antecedência os temas mais interessantes. Haverá um local definido e monitor para o transporte dos inscritos nas atividades longe do parque.

Dois seminários serão fora do parque da Accie
Serão seis seminários:

  • Agroecologia: sistemas de produção sustentáveis e autonomia dos agricultores e agricultoras familiares;

  • Estratégias de comercialização para a segurança alimentar e nutricional;

  • Rede Ecovida: processo de certificação, a relação e atuação em rede entre as organizações (Abordar como um entrave para a comercialização Legislação Sanitária para Agroindústrias) ;

  • Mulheres e Agroecologia;

  • Juventude e Agroecologia;

  • Ater e Agroecologia.


No dia 22, o Seminários de Comercialização será no município de Três Arroios, a 24 quilômetros de Erexim. O seminário Juventude e Agroecologia será em Aratiba, a 36 quilômetros de distância. Os (as) participantes destes dois seminários deverão almoçar antes dos demais no dia 22/04/2017.
A lista de oficinas e seminários, a programação e o Informe sobre o Eare, estão na seção Boletins Informativos.

Abertura do encontro terá anúncios e denúncias
Haverá uma mística de abertura, para a qual cada núcleo deverá indicar um representante, levar um símbolo que represente o trabalho das famílias do núcleo, e um painel, cartaz ou outro meio visual para anunciar uma informação relevante para o núcleo e para a agroecologia em geral, assim como uma denúncia, também destacada em cartaz ou outro material. O representante escolhido(a)se reunirá com Juliana Carvalho e Juliana Vendrame, da equipe organizadora da mística, às 11h30min do dia 21, no pavilhão principal.

Organização pede doações de Panc’s e sabões
Além dos alimentos agroecológicos, a organização pede que cada núcleo, dentro do possível, leve uma caixa de Plantas Alimentícias Não Convencionais, sabões caseiros e esponjas naturais. As Panc’s devem ser entregues a um membro da comissão de alimentação.

Expositores devem combinar com o núcleo a participação na Feira de Sabores e Saberes
As bancas poderão ser arrumadas logo após a chegada dos núcleos. Cada núcleo terá um espaço com mesas e cadeiras, sobre o qual será responsável pela limpeza, organização e decoração. Assim, cada pessoa que quiser expor e vender produtos, devidamente regularizados, deve combinar com seu respectivo núcleo. A abertura oficial será às 21 horas da de sexta-feira, 21, mas comercialização e trocas podem ser feitas antes desse horário.

Participantes devem levar cobertor, roupa de cama e toalha
A organização alerta que em abril já faz frio em Erexim e pede que que cada ônibus leve no mínimo 36 colchões. Os participantes devem levar lençóis, cobertas, travesseiros e produtos de higiene pessoal.

Crianças terão espaço de recreação
O Encontrinho, será um espaço onde crianças de três a 12 anos terão atividades em horários compatíveis com a programação do Eare.

Cuidados com a saúde em espaço alternativo
Caso seja necessário durante o encontro, os participantes poderão cuidar da saúde por meio de fitoterapia, ervas medicinais, homeopatia e massagem.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br