Notícias
 
( 29/06/2017 ) Cinema e alimentação saudável na edição de 15 anos da Feira da Biodiversidade
 

Além da gastronomia saudável e do uso sustentável dos recursos naturais, a edição de 15 anos da Feira da Biodiversidade, dias 27 e 28 de junho de 2017, no Salão Paroquial em Três Cachoeiras, Litoral Norte/RS, teve como destaque diversas sessões, para estudantes, do vídeo Nina e sua turma numa história de minhocas. Com direito a pipoca e visita das personagens, as apresentações marcaram o lançamento do 4º livro da professora Adriane Lipert Bitencourt e reforçaram a vocação do evento como espaço de educação ambiental.

Hoje nós estamos vivendo a 15ª Feira da Biodiversidade, então ela já é um evento do nosso município, ressaltou a secretária municipal de Educação e Cultura, Fabiana Valim Leffa. Conforme a professora, a feira é um lugar onde as escolas podem sair da teoria e ter contato com a prática.

Uma dessas práticas começa pela alimentação. Por isso mesmo, na Praça da Alimentação, ao invés de salgadinhos e refrigerantes, havia tortas, biscoitos, sorvetes e café orgânicos. O mais importante é vender a cultura da alimentação saudável, pontuou Gleice Santos, do Santo Café, um dos empreendimentos da economia solidária responsáveis pela praça.

Preparado pela agricultora Zelma Strege Evaldt com ingredientes locais e ecológicos, o almoço mereceu a visita de Rodrigo Bellora, um dos chefs com a proposta de trabalho mais aclamada atualmente. Na avaliação do chef, o aspecto mais importante hoje em dia é a origem do alimento e por isso a feira contribui para o trabalho que ele desenvolve todos os dias no Valle Rústico, em Garibaldi, na Serra/RS.

Preocupação com a água inspira projetos do IFC

Dois projetos apresentados na banca do Instituto Federal Catarinense campus Santa Rosa estão diretamente relacionados à preservação da qualidade da água no meio rural. O Projeto Gota, que recolhe esponjas e óleo de cozinha usado e devolve em sabões e o projeto de recuperação das nascentes que usa frutíferas nativas. São mudas que protegem e servem como alimentação humana e para a fauna: ingá- branco, cereja- do- mato, bacupari, pitanga, brumixama, castanha do maranhão, uma infinidade de frutíferas nativas da Mata Atlântica que estão sendo resgatadas, informou a agrônoma Joceline Barros. Outro projeto da instituição visa disseminar opções para a agricultura familiar, especialmente alternativas à cultura do fumo e do Tabaco, como araruta, açafrão, tupinambor, gengibre, yacon.

Roda de conversa, reunião, oficina e palestras realizadas no evento

Na tarde do primeiro dia da feira as Bruxinhas do Litoral - grupo formado por integrantes da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Urbanas (AMTRU), fizeram uma roda de conversa sobre o poder curativo dos alimentos e os integrantes da Cadeia Solidária de Frutas Nativas reuniram-se para encaminhamentos.

No segundo dia, também na parte da tarde, o IFC promoveu uma oficina sobre frutíferas nativas sobre como coletar, tratar e produzir mudas cada espécie. No Auditório da Prefeitura Municipal, as educadoras participaram da palestra Educação que melhora a qualidade de vida, com a educadora Margrethe Skou Larsen, sobre Pedagogia Waldorf, focada na formação integral de seres humanos. Desde 2013 uma das atividades da feira é direcionada às professoras, onde a carga horária conta como parte da Jornada Pedagógica de Três Cachoeiras.

Promoção, apoios e parcerias

A 15ª Feira da Biodiversidade e 8ª Feira da Economia Solidária foram promovidas pela ONG de assessorial técnica Centro Ecológico e Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Urbanas (AMTRU), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Cachoeiras, Rede Terra do Futuro e Sociedade Sueca de Proteção à Natureza. O Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Santa Rosa e o Cineclube Torres foram parceiros no evento.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br