Notícias
 
( 01/08/2017 ) Novos agricultores capacitados a produzir alimentos ecológicos no Litoral Norte/RS
 

Foto: visita à propriedade da família Borges Oliveira, na primeira etapa, por Carla Donelles

Agricultoras e agricultores de 11 grupos de produção do Litoral Norte /RS concluíram, no dia 19 de julho, o Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica, ministrado pelo Centro Ecológico. A capacitação teve quatro módulos de aproximadamente oito horas, realizadas em quatro quartas-feiras, com estudos teóricos no Centro de Formação de Pastoral, e práticas nas propriedades das famílias Schardosim, Borges Oliveira, Lumertz Weber e Mengue Behenck, em Dom Pedro de Alcântara.

Participantes têm nova visão sobre o mato

Foi um curso bom mesmo, deu noções melhores de como trabalhar. Achava que o mato tirava o que era bom da terra, que o que eu colocava de adubo o mato tirava, avaliou Katiuscia Oliveira Rafael, produtora de pitaya no grupo São Brás, de Torres. O novo bananicultor Deive Maggi, do Grupo de Produtores Ecológicos do Paraíso (Gpep), de Três Cachoeiras, disse que o curso o ensinou todo o manejo com a banana, desde o cuidado com o solo, até os produtos para aplicar na fruta, adubação, entre outros. Assim como Katiuscia, ele passou a ver as ervas espontâneas com outros olhos: tem que deixar o mato, pra terra ficar mais úmida, ficar com os minerais, só ajuda.

Curso é obrigatório para iniciantes

De acordo com as normas da Rede Ecovida de Agroecologia -que por meio de núcleos regionais reúne pessoas e organizações do RS, SC e PR em torno do direito de produzir e consumir alimentos sem agrotóxicos- quem vai iniciar na agricultura ecológica tem que fazer um curso de capacitação. O curso foi um pedido do núcleo (Núcleo Litoral Solidário, que representa a Rede Ecovida no Litoral Norte/RS), executado pelo Centro Ecológico, explicou o técnico Cristiano Motter.


   
 

Cursos

16/12
Festival das Estações da Cooperativa de Consumidores Ecotorres


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br